sexta-feira, 13 de março de 2015

A Tolerância






Mestra Nada

Amorosos amigos da Luz!

A verdadeira compreensão a respeito de vosso próximo é um estado anterior ao oniabarcante AMOR, o puríssimo e elevado Atributo Divino que um homem evoluído é capaz de atingir, tendo como exemplo os Mestres Ascensionados.   Esta meta é alcançada através de inúmeros degraus e cada um deles, precisa ser conquistado mediante um trabalho árduo, determinado e persistente.

Desejo falar-vos de um desses degraus : a TOLERÂNCIA.  Esta é uma das muitas qualidades ou virtudes que precisam ser desenvolvidas, antes que o homem possa esperar algo maior, ou seja, mais profundo em si mesmo.

Que vem a ser a tão louvada tolerância?  Ela é uma característica que somente pode desenvolver-se, livremente, quando o discípulo reconhece que cada um de seus semelhantes é uma personalidade totalmente diferente; que tem seu próprio caminho e Plano Divino delineados, e deverá, ao mesmo tempo, desenvolver algo diferente em sua evolução.

As pessoas, em vossa volta, seguem seus destinos e consideram muito importante aquilo que pensam conseguir. Isto, meus amigos, deveis aceitar mesmo que, dentro do vosso ponto de vista, se trate de coisas terrenas, sem importância e que geralmente não são edificantes.

Aprendei a aceitar os vossos semelhantes tais como são. Não tenteis modificá-los, mesmo que reconheçais que seguem uma direção errada.    Eles ainda necessitam destes caminhos laterais ou de um caminho mais longo até crescerem espiritualmente. Se um conselho dado amavelmente não é aceito, então calai-vos e auxiliai de outro modo : por meio de bons pensamentos e apelos por iluminação.

A Tolerância também significa silenciar sobre seus próprios conhecimentos, para não exigir demais ou quiçá levar  a dúvida a outras pessoas, quando elas ainda estão presas a pensamentos impróprios.  A mente de muitas pessoas ainda não é receptível à verdade pura, de modo que seria inútil qualquer palavra.  Deixai que elas percebam a vossa compaixão e interesse em ajudá-las; daí-lhes vossa atenção, contudo sem insistir em dar conselhos aos quais nem dariam atenção, preferindo firmar a sua própria opinião.

Estes são exercícios preliminares no caminho do puro Amor, que nada quer para si.

Auxiliai toda pessoa por meio de vossa vibração elevada, ajudando-a, quando ela está necessitada.  Usai este conhecimento em vossa vida. Ele vos ensina o Caminho à Luz

Eu SOU NADA, vossa Irmã na Luz


Trechos do livro Discursos da Amorável e Ascensionada Mestra Nada – Ponte para a Liberdade



Texto e imagem e extraídos do site:

14 comentários:

chica disse...

Uma mensagem que vem calhar! Linda e sempre útil! abraços, chica

Ana Bailune disse...

Uma mensagem linda e muito verdadeira... mas é tão difícil praticar tudo isso, quando a gente é sempre tão machucado pelas pessoas que mais amamos.
Sinto que ainda falta muito para mim.

Maria Luiza disse...

Ai de mim se eu não praticar a tolerância! Estarei nadando contra a maré do Evangelho! É preciso amar todas as pessoas com elas o são sem querer mudá-las! Lindo escrito, meu amigo! Abração!

Luma Rosa disse...

Oi, Élys!
Lutar por um mundo sem ausência de conflitos começa dentro do princípio de tolerarmos uns aos outros. "Quem trama desventuras para os outros estende armadilhas a si mesmo" -- Esopo. Uma edição mais antiga do ditado "Tudo que bate, volta".
Bom fim de semana!
Beijus,

Isa Martins disse...

Querido Élys, esse é um dos exercícios mais batidos no curso que faço, achamos que somos tolerantes, até analisar bem e ver que cobramos demais, implicamos demais e queremos as coisas do nosso jeito.
Isso nos machuca, nos fere a alma e também fere os que caminham conosco, então tenho feito o possível pra aceitar mais tudo que vem à mim, de bom e de ruim também, pois é a vida me convidando a praticar a aceitação, a tolerância, tarefa árdua mas necessária para termos mais paz de espírito.
Beijos e feliz tarde!

Clara Lúcia disse...

Um tema bem propício pro momento de muitos conflitos políticos.
Se tivermos tolerância e educação, nem precisaria de tantas leis pra defender certos respeitos e interesses.
Muito bom o texto. Obrigada por compartilhar.
Beijos

pensandoemfamilia disse...

Imprescindível a convivência humana- tolerância. Contudo, é necessário o exercício constante . bjs

Silenciosamente ouvindo... disse...

Um texto belíssimo e que merece além de ser lido,
ser refletido e considerado.
Gostei imenso de o ler.
Abraço fraterno.
Irene Alves

Nádia Santos disse...

Tolerância, algo que está em escassez nos tempo atuais. Belo texto. Um bj Élys

Bergilde disse...

Ao respeitar os limites do próximo,respeitamos os nossos também.Não consigo conceber a idéia de felicidade sem associá-la à sociabilidade,e embora possa parecer paradoxal,mesmo quando se busca a solidão se está em companhia,assim é a prática da tolerância cada dia mais necessária e sua falta também mostrando-nos terríveis consequências.Élys,suas mensagens são realmente estimulantes a profundas reflexões,obrigada amigo!

Vera Lúcia disse...

Sim, Élys, a tolerância é uma das maiores virtudes. Todos somos diferentes na igualdade. Sejamos, pois, tolerantes com nossos semelhantes diferentes. Abrçs!

LUCONI MARCIA MARIA disse...

Meu amigo esta mensagem me caiu como uma luva, sou muito imperfeita e uma das dificuldades é aceitar as pessoas como elas são, agora tendo que morar com minhas filhas e genro há três meses, percebi com a Graça do Pai que não deveria me apegar a pequenas coisas, afinal eles também estão deixando passar meus erros, porque o que é certo para um para o outro pode ser errado, tudo depende do lado que se vê a questão, desta forma a caminhada tem se tornado mais fácil e a convivência segue em paz, mensagem muito sábia e para mim muito útil, obrigada de coração bjos Luconi

Vera Lúcia disse...

Olá Élys,

Tudo bem com você? Está sumido.

Gostei muito dessa mensagem sobre a tolerância. Ela ensina, com clareza, a importância da tolerância para o nosso próprio crescimento bem como para auxiliar no crescimento do nosso próximo. O relacionamento entre as pessoas anda desgastado pela ausência da tolerância. Não tenho dúvida de que a tolerância seria excelente parceira para a paz entre as pessoas e os povos.

Feliz semana.

Abraço.

Mirtes Stolze. disse...

Olá Élys.
Mas um grande texto agora falando sobre uma qualidade muito importante a tolerância, como seria o mundo se as pessoas fosse mais tolerante ? Que tenta-se não julgar as atitudes do próximo, mas se colocar no seu lugar. A vida é uma escola, aprendi que a unica pessoa que posso mudar sou eu mesma, pois não temos o direito de querer mudar ninguém. Aprendi a amar cada pessoa como ela [ ele] é sem procurar defeitos, so os meus que devo procurar rsrs e corrigir. Um lindo dia.
Abraços.

Postar um comentário

A sua visita me faz feliz.
Fico muito grato.