terça-feira, 24 de março de 2015

Caminhando e Aprendendo



Vida e Energia
Élys Vianna

12/4/2010
                         
                                
A Terra é a nossa morada, é o nosso lar; durante algum tempo, aqui 
vamos morar.
Olho cada ponto, procuro observar e me encanto com tudo 
que vou percebendo.
Inicialmente, elevo os meus olhos ao céu... Algumas nuvens passam, encobrindo, vez por outra, o Sol, que nunca deixa de brilhar. Acima das nuvens o céu, iluminado, sempre azul vai ficar.
Olho agora, para o solo acolhedor do planeta, observo a grandeza da natureza, onde tudo é vida...
Na pedra, a energia repousa mantendo latente a força dos átomos com seus elétrons em constante movimento mecânico.
No vegetal a energia assume novas características, onde a vitalidade é um fato e a vida se torna visível e a sensibilidade começa a nascer, embora, ainda, sem sentimento ou racionalidade. No reino animal ("animal irracional") a vida se torna inquestionável, a energia promove a vitalidade autônoma, que tem o instinto como proteção e um princípio de inteligência variável para cada espécie. No ser humano a energia da vida floresce em todo o seu esplendor, onde a vitalidade, a sensibilidade e o senso moral são amparados pelo uso da inteligência, agora em um grau muito maior, nesse caminho maravilhoso, que é a vida.



16 comentários:

chica disse...

Que lindo e na natureza tudo é vida.Saibamos nós respeitar tanta vida que vemos e cuidar de nossas, aproveitando e vivendo bem! abraços,chica

Marina Filgueira disse...

¡Hola Élys!!!

Me encanta este texto que abraza la prosa y nos invita a caminar por el sendero de la grandeza de Dios y de la vida. Siempre aprendemos de tus letras algo bello algo nuevo e interesante.

Ha sido un inmenso placer pasar a leerte.
Te dejo mi gratitud y mi estima.
Un beso y se muy muy feliz.

Marina Filgueira disse...

¡Hola Élys!!!

Me encanta este texto que abraza la prosa y nos invita a caminar por el sendero de la grandeza de Dios y de la vida. Siempre aprendemos de tus letras algo bello algo nuevo e interesante.

Ha sido un inmenso placer pasar a leerte.
Te dejo mi gratitud y mi estima.
Un beso y se muy muy feliz.

Liplatus disse...

Earth is full of miracles, which are good to follow.
Stopping the rush, helps you to see.
Wellness image.

Lúcia Soares disse...

Ah, Élys, que esse ser humano use a sua inteligência para a preservação da vida no planeta. E que todos se unam para o bem comum, que é a vida como um todo, onde racionais e irracionais, animados e inanimados, precisamos uns dos outros, para a vida fazer sentido.
Boas energias para todos nós.
Abraço.

Luma Rosa disse...

Oi, Élys!
Não sei se a inteligência do homem está maior ou ele está melhor amparado, senão cometeria tantos crimes contra a sua própria natureza. Até acho que a campanha "Salve o planeta terra" deveria ser mudada, afinal, a terra está aqui antes de nós e permanecerá por mais tempo que nós. Sou à favor da campanha "Salve o Homem", pois pelo que consta, estamos na lista dos animais em extinção.
A consciência de que somos todos um e responsáveis pelo que o outro faz, ou seja, a energia que emanamos juntos precisa mais positiva!
Beijus,

Isa Martins disse...

Que beleza de texto meu querido amigo, gostei desse estilo de escrever rs
Realmente tudo vai evoluindo nesse planeta de forma maravilhosa, e penso que o ser humano além da inteligência tem de usar também muito seu feeling que na verdade é seu instinto que vem de dentro, uma combinação perfeita que só trará benefícios.
Um lindo dia pra ti, beijossss

(CARLOS - MENINO BEIJA - FLOR) disse...

Maravilha, amigo! E toda essa maravilha, não sendo alterada pelo animal racional(?), renova-se, se refaz, perfeita que é. Bela contemplação da natureza.

Mirtes Stolze. disse...

Boa tarde Élys.
Acabo de chegar por aqui fiquei maravilhada com a sua forma de escrever, com a sua sensibilidade e pela forma de expressão. Caminhando e aprendendo sempre pois na minha modesta opiniao a vida é uma viagem que um dia não sabemos quanto encerrará, nesse momentos pelo menos eu rsrs, quero ter caminhado bastante, plantado muita coisa boa,para colher bons frutos. Muito lindo o seu texto. Um feliz dia, voltarei mais vezes, gostei tanto que agora vou ler as postagem anteriores rsrs. Abraços.

Vera Lúcia disse...

Olá Élys,

Desculpe-me se você encontrou minhas portas fechadas por algum tempo. Precisava muito afastar-me um pouco, mas não queria deixar o blog inativo. Daí, publicava, mas sem colocar a barra de comentários.

Lindo o texto!
É muito sublime valorizar a Terra onde nos é dado viver por um tempo, sendo grato por todas as maravilhas que o Universo nos oferece e sabendo respeitar e zelar por todo tipo de vida existente no Planeta.

Belos dias.

Abraço.

MARILENE disse...

Tudo tem vida no planeta. E os homens deveriam usar a inteligência para deixar fluir a energia natural, sem nada prejudicar. Somos passageiros e não podemos destruir os caminhos. Um belo texto! Abraço.

Boris Estebitan disse...

Caminar es aprendizaje.

LUCONI MARCIA MARIA disse...

Lindo este texto e bem verdadeiro, pena que exatamente o animal racional é que acaba destruindo toda beleza desta escola da vida, se todos utilizassem a inteligência para promover o bem ao próximo, certamente o planeta não estaria sendo destruído, pena, afinal somos responsáveis por todos nossos irmãos racionais e irracionais pois estes estão a caminho da evolução também, bjos Luconi

Maria Rodrigues disse...

O homem tem tanto para aprender com a natureza.
Maravilhosa mensagem.
Beijinhos
Maria

Bergilde disse...

Muito,muito especial...A natureza é uma fonte de inspiração,nela encontramos a essência para a nossa sobrevivência aqui,precisamos assim estar mais atentos como a estamos tratando.Suas mensagens cada dia mais cativantes,obrigada e um abraço fraterno Élys desejando também uma Feliz Páscoa junto aos seus!

cantinhovirtualdarita disse...

Já que estamos aqui morando nessa terra
tão bonita vamos aproveitar da melhor maneira
um belo texto a natureza é bela!!

Abraços com carinho!

└──●► *Rita!!

Postar um comentário

A sua visita me faz feliz.
Fico muito grato.